Como REALIZAR muito mais no seu Intercâmbio utilizando Metas S.M.A.R.T

Para começo de conversa, o que é uma meta SMART?

Eu gosto de explicar que meta SMART é a passagem entre “Eu queria tanto que…” “Eu gostaria de…” “Se eu pudesse…” “Seria tão bom se…” em  Olha só o que eu consegui! 

Todos nós queremos muitas coisas, mas poucas pessoas sabem realmente definir uma meta!

Meta SMART é uma ferramenta poderosa utilizada no Coaching, que utiliza 5 critérios que são capazes de fazer com que sua META se torne muito mais clara e com maiores chances de sucesso.

Em meus atendimentos de Coaching para quem está se preparando para o intercâmbio, sempre pergunto aos meus coachees o que esperam alcançar no intercâmbio, a lista de coisas mais ditas incluem: aprender inglês, viajar, conhecer pessoas e desenvolvimento pessoal.

Mas as metas geralmente são muito abertas e abstratas. Quanto de inglês você quer aprender, em quanto tempo? Que lugares quer conhecer? Porque? Não ter clareza dessas coisas, dificulta muito a realização… Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Como vai chegar lá, sem ter um planejamento?

Vamos então detalhar cada uma dessas letras que compõem a sigla SMART.

ScreenHunter_875 Apr. 11 13.03

Específico: Ser específico é expressar algo que qualquer pessoa que veja a sua meta, possa entender exatamente o que você quer. Por exemplo: Alcançar o nível de inglês intermediário em 8 meses.  Aprender inglês simplesmente, não diz onde você quer chegar.

Vamos pensar em outro exemplo, mas amplo, digamos que minha meta é ser feliz (Quem não quer), para que isso seja específico, você deve se perguntar, o que é felicidade para você? Quais são as coisas que fariam com que você se considerasse uma pessoa feliz? Ter saúde, um bom trabalho, qualidade de vida? e ai você continuamos a desmembrar a meta… o que é ter um bom trabalho pra você? fazer algo que você goste e tenha vontade de trabalhar sempre, receber um salário X, trabalhar de casa, etc. Até que isso se torne algo específico.

Mensurável: Algo que possa ser medido. Usando o exemplo de aprender um novo idioma, você pode medir se alcançou o nível intermediário de inglês, através de testes, no dia a dia conversando com as pessoas, analisando o seu desempenho pelo que é exigido dentro desse nível. O que não é medido, não é feito!

Alcançável: É ser realista, verificar se o que você deseja é factível dentro do tempo estipulado. Para seguir o raciocínio, vou utilizar o mesmo exemplo, digamos que meu inglês é básico e quero chegar ao fluente em 3 meses. Em média as pessoas levam bem mais que 3 meses para se tornarem fluentes em um idioma. Estipular uma meta muito distante da realidade pode te levar a frustração, ao desgaste e até fazer com que você desista do seu sonho. Você pode ter metas ousadas,  isso é excelente, mas mantenha os pés no chão.

Relevante: Na minha opinião esse é o ponto fundamental para realizar o que você deseja! A relevância da meta, é se perguntar com honestidade, porque conquistar isso é importante pra mim? O grande porque de tudo que você está fazendo. Por exemplo: Quero aprender Inglês porque sonho em viajar pelo mundo, e para isso ter o domínio do idioma é essencial.

Esse é o item que irá te manter motivado e irá te ajudar a não perder o foco. Se você quiser aprender, porque sua mãe disse que é importante, porque seu chefe está exigindo, apesar de você odiar o idioma, chances são, que nas dificuldades, você jogue tudo pro alto e adeus! Precisa ser importante para VOCÊ!

Temporal: Quando e em quanto tempo? Se você não tiver uma data, um prazo, esse sonho vai ficar para amanhã, Forever!

Nosso tempo é dividido em muitas coisas, é fácil se distrair. Quer um exemplo clássico de como o tempo importa para alcançar uma meta? Você passa o ano todo dizendo que quer emagrecer, ai surge uma super viagem para praia no verão, 3 meses antes, você entra na academia, faz regime, promessa, fecha a boca.. não é? Você tem um prazo!

Se você tem uma semana de viagem em um País, irá fazer a programação para conhecer todos os lugares e pontos turísticos dentro desse tempo, em compensação, o lugar que você morou a vida toda, talvez não tenha visitado nem 30% dos pontos principais. Prazo nos faz fazer coisas!!!

Você pode utilizar metas SMART para qualquer coisa que queira realizar, tem um outro texto que eu escrevi que também falo sobre isso, você pode ler clicando Aqui.

Talvez nada disso seja novidade para você, talvez você já esteja cansado de ouvir falar sobre meta SMART.

O Grande Coach Anthony Robbins diz o seguinte:

Muitas pessoas sabem o que fazer, mas poucas realmente fazem o que sabem. Saber não é o bastante! Você precisa agir.

Quer ter resultados reais em sua vida, não apenas leia esse texto, pratique-o!

Quero que você me conte os seus resultados! Escreve pra mim e compartilha comigo sua metas. Se ficou alguma dúvida e o que você realizou!

Vou adorar ajudar!!

Curta e Compartilhe esse texto  com 10 pessoas  pelo facebook em 10 minutos. Não é uma corrente… é minha meta SMART pra você! 🙂

Juntos Vamos Longe!

da sua parceira de Jornada

Luana Cezar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *