Que tipo de Brasileiro você é?

Seja a mudança que você quer ver no mundo – Mahatma Gandhi

Uma coisa que me incomodava muito quando estava morando fora, e mesmo hoje, estando de volta, era ouvir as pessoas falando deliberadamente mal sobre o Brasil! E não é porque eu não concordasse com muitas coisas, muito do que diziam era verdade! mas me incomodava…

Hoje estamos vivendo um momento, em que até os mais nacionalistas jogaram a toalha! Eu não acho que quem é Brasileiro não deva nunca falar mal do Brasil, ou que deva defender o País com unhas e dentes mesmo quando sabe que está tudo errado! Mas isso continuava me incomodando.. Eu pensei muitas vezes sobre isso.. me peguei pensando em  em ir embora, nunca mais voltar a morar no Brasil, ou em quando eu mesma critiquei tantas coisas, ou utilizei do velho jargão do “jeitinho Brasileiro”

Há alguns meses atrás, eu vi um vídeo da Bel Pesce , onde ela faz a leitura um texto do Mark Manson Uma carta aberta ao Brasil (recomendo que você veja clicando no link), onde um gringo resolveu dar o pitaco dele sobre o nosso País, após viver aqui por algum tempo, e descobri enfim o que tanto me incomodava!

O que o Mark fala em seu texto, de forma muito clara e com exemplos é que o problema do Brasil, sou EU! eu e você, que criticamos muitas coisas, mas que ao mesmo tempo, perpetuamos o jeitinho Brasileiro de uma ou outra forma, incluindo sair do País e andar por ai falando mal dele!

A frase que citei acima do Gandhi, nos diz que devemos ser a mudança que queremos ver no mundo, e eu acredito piamente nisso, que preciso fazer a minha parte nessa transformação, e que isso pode mudar a realidade toda a minha volta!

Quando saímos do nosso Pais, nossa consciência se expande, vemos muitas coisas que gostaríamos que existissem no Brasil, descobrimos outras formas de um País funcionar, comparamos, aprendemos, nos corrigimos, crescemos, somos pessoas mais conscientes, BRASILEIROS mas conscientes!

E como você usa isso? Como contribui para sua cultura e para o seu povo com tudo o que você evoluiu? Será que evoluiu?
QUE TIPO DE BRASILEIRO VOCÊ É?

Você se torna alguém verdadeiramente consciente a medida que gera alguma contribuição ao mundo!

Não estou falando  que você precise fazer passeatas, sair por ai com uma bandeira nas costas, ou liderar uma grande revolução e que sozinho você vai mudar tudo!

Estou falando de assumir a sua responsabilidade em ser um Brasileiro exemplar, em ser um Brasileiro que vai fazer com que as pessoas que convivam com você queiram conhecer o seu País, por te achar alguém formidável!

Estou falando de seu chefe pedir para que você indique outros Brasileiros no seu trabalho, porque você trabalha muito bem!

Estou falando em você ter amigos para indicar, porque se relaciona com pessoas honestas e trabalhadoras, de bom caráter e que por sinal, também são Brasileiras.

Estou falando de você educar seus filhos para serem pessoas corretas e que não querem tirar vantagem de nenhuma situação.

Estou falando de você comprar a passagem do trem, mesmo que não tenha fiscal a vista, porque o certo é pagar!

Estou falando de você fazer a sua parte e não apenas criticar!

Eu escutei muitas vezes Brasileiros dizendo a frase: Brasileiro é tudo…. (malandro, sem vergonha, safado, entre outros) esquecendo talvez, que também era Brasileiro!

Se eu não me considero nenhuma dessas coisas, a teoria de que Brasileiro é tudo… cai por terra!

Conheço muitos Brasileiros de me orgulham de ter nascido nesse País, a Bel Pesce é uma delas, uma jovem Brasileira que foi viver no Vale do Silicio, que aprendeu um montão de coisas e  voltou para o Brasil  para fazer um trabalho incrível de contribuição para tornar o nosso País um lugar melhor.(Aliáis, ela oferece vários cursos, palestras, livros, gratuitos na internet, pesquise, você vai se surpreender e me agradecer a dica)

Escrevi esse texto com amor, para em algumas palavras gerar a minha contribuição, a mudança que acredito que depende de cada um de nós, para gerar reflexão! Não se sinta julgado ou criticado, se sinta frente a uma escolha do que você realmente quer ser!

Tudo fará muito mais sentido se você clicar no link e assistir o vídeo Uma carta aberta ao Brasil , ou se preferir, pode ler o texto.

Se isso fez sentido para você, curte, comenta e compartilha! Vamos atingir mais e mais Brasileiros, e aos poucos mudar nosso País!

VEJA TAMBÉM:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *