Quando devo buscar um psicólogo?

Talvez, só talvez, eu seja um pouco suspeita para falar…

Não por ser psicóloga, mas por ser também paciente!

Não vou listar aqui as razões pelas quais você deveria buscar um profissional, ou os “sinais” de que você está precisando de um.

Pelo simples motivo de acreditar que a psicologia, assim como outras ciências e técnicas que se dedicam ao autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, não precisam de um motivo, problema ou de um conjunto de sintomas, na verdade, basta querer!

Não procura um psicólogo quem tem problemas, problemas todos nós temos! Procura um psicólogo quem quer soluções!

Mas entre a necessidade e o atendimento, existem muitos obstáculos.

O primeiro e maior de todos é a ignorância, no sentido de ignorar ou não compreender muito bem para que serve um psicólogo!

Isso é fortalecido por esteriótipos e preconceitos. Imagens sobre a profissão e sobre as pessoas que buscam esse tipo de apoio. “Psicólogo é coisa pra maluco!” “O que vão pensar de mim?”

Por conta da minha profissão, a  pergunta “Você acha que preciso de um psicólogo?” é bastante recorrente.

Eu sempre respondo que sim! O que gera uma reação de espanto e preocupação geralmente. Dizer a alguém que seria interessante procurar um psicólogo é quase uma ofensa!

Me impressiona como nós (nós, porque eu já estive nesse lugar) resistimos em buscar ajuda quando o tema é algum sofrimento emocional, dificuldades em lidar com determinadas situações ou simplesmente por querer se conhecer melhor.

Quando estamos com dor de dente, não pensamos duas vezes para procurar um dentista.

Mas quando o assunto é a nossa mente… paira uma nuvem sobre nossas cabeças!

Vou dar um exemplo simples, responda a pergunta abaixo:

Para quem é indicado fazer exercícios físicos?

a) Pessoas fora do peso ideal.

b) Para quem passou por algum processo que fez com que o corpo mudasse de forma drástica.

c) Para atletas que dependem das boas condições de seus corpos.

d) Para todo aquele que deseja ter uma vida mais saudável e deseja se sentir melhor.

e) Todas as anteriores.

A Resposta correta é a E.

Assim também funciona com a psicoterapia.

Você pode buscar porque sente que está fora do seu “ideal”, que seria aqui, estar feliz, sentir-se bem com a vida, consigo mesmo e com seus relacionamentos, ou seja, sentir qualquer coisa que esteja causando sofrimento, tristeza  e limitações em sua vida.

Pode também porque passou por alguma situação que fez com que as coisas mudassem de forma mais drástica, como uma mudança, uma doença, um termino, uma perda, um trauma.

Pode ter atendimento porque precisa cuidar da sua mente, por ela ser seu instrumento de trabalho.

E finalmente, por querer se conhecer e entender melhor, e tirar o maior proveito possível de todos os momentos em sua vida e estar fortalecido e enfrentar os desafios de forma saudável.

Conhecer a si mesmo é o começo de toda sabedoria.

Aristóteles

Então quer dizer que todos nós precisamos de psicólogo?

Não, você pode alcançar o autoconhecimento de muitas formas, assim como você pode ter um corpo saudável de diversas maneiras.

Pode ser que funcione mais um Psicólogo, um Coach, ambos, outros tipos de terapia, assim como você pode praticar um esporte ou fazer musculação.. Encontre a melhor forma para você!

Você pode estudar sobre autoconhecimento, e também como pode aprender a fazer exercícios sozinho… a questão é, qual é a maneira mais rápida e mais fácil para você!

Tudo é uma questão de escolha, entre ir sozinho ou acompanhado!

O principal aqui é, você não precisa sofrer sozinho, isso não significa ser mais forte, nem que é fraco se buscar ajuda.

Em alguns momentos em nossa vida é realmente difícil resolver sem uma visão profissional de fora… mas isso é assunto para outro artigo.

A terapia mudou a minha vida de várias maneiras. Eu sou muito grata a minha psicóloga Luciane de Rossi, que me ajudou no meu processo. Obrigada Lu!

Sempre que me perguntam quando é o momento de procurar ajuda, eu respondo, toda vez que você se perguntar se deveria! Esse é um bom sinal!

Eu posso te acompanhar nesse caminho! Se quiser saber mais sobre meu trabalho me envie um e-mail ou mensagem!

Ficarei feliz em ajudar!

Compartilha esse texto e ajude outras pessoas

Da sua parceira de Jornada

Luana Cezar

VEJA TAMBÉM:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *